Mindat Logo
bannerbannerbannerbanner
Bem-vindo!

Cubos-Mesquitela - Versão Portuguesa

Enviada por Pedro Alves  
avatar Cubos-Mesquitela - Versão Portuguesa
27 de February de 2012 s 11:13PM
    
Olá,
é referida, na literatura que descreve a ocorrência de fosfatos na zona de Mangualde, uma área entre Mangualde e Mesquitela. Creio, que se refere a duas concessões: Cubos e Chão do Castanheiro.
É um primeiro ponto. Estamos de acordo?

Segundo ponto:
As duas antigas concessões estão agora 'fundidas' numa só, a qual contém as áreas exploradas das suas antecessoras. O mesmo acontece com as escombreiras.
Assim sendo, creio lógico e correto referirmo-nos á área de ocorrência a algo um pouco mais preciso: a actual CUBOS (C-34).
O problema da origem dos materiais em escombreira resolve-se pelo simples facto de ambas pertencerem alctualmente à mesma mina.
Estamos de acordo neste ponto?

Concordo que não se deve atribuir a origem de uma amostra pelo local onde foi encontrada, sempre que este não seja in situ. O caso das escombreiras é paradigmático.


Não estou a propor que se 'mudem' as localizações das amostras da área referida para a Mina Chão do Castanheiro. Proponho que se afine um pouco o perimetro...

Pedro Alves



Editado 1 veze(s). O ltima edio foi a 2012/02/27 s 11:55PM por Pedro Alves.
avatar Re: Cubos-Mesquitela - Versão portuguesa
27 de February de 2012 s 11:19PM
    
[www.mindat.org]
esta localidade tem algumas fotografias e espécies minerais associadas. Qual é a fonte para esta localidade?
O mesmo para :
[www.mindat.org]

Cheers,
Pedro
Re: Cubos-Mesquitela - Versão portuguesa
28 de February de 2012 s 12:43AM
    
Olá Pedro,
Tenho uma série de exemplares, bastante antigos, referidos apenas como sendo da área de Mesquitela/Mangualde e assim pretendo mantê-los pois não seria seguro estar agora a colocá-los em localizações (quais?) mais precisas. Isto porque não fui eu que os colectei e naturalmente que nunca saberei exactamente qual a sua origem.
Fluorapatite
Barbosalite
Strengite
Rittmanite
Beraunite
Bermanite
Cacoxenite
Cyrilovite
Jahnsite Ca Mn Mn
Jahnsite Ca Mn Mg
Leucophosphite
Mitridatite
Phosphosiderite
Rockbridgeite
Robertsite
Segelarite
Stewartite
Strunzite
Tavorite
Vivianite
Zodacite
Hureaulite
Rittmanite
... entre outros
Tenho também exemplares referidos apenas como sendo de Cubos e outros ainda da Regada.
Se pretendes alocar os teus exemplares em localidades mais precisas cria-as e coloca-os lá; see estão correctas nada contra.
MAS por razões "históricas" e pelos motivos evocados é meu entender que se deverão manter as localizações existentes.
Abraço
Rui



Editado 1 veze(s). O ltima edio foi a 2012/02/28 s 12:57AM por Rui P. Nunes.
avatar Re: Cubos-Mesquitela - Versão Portuguesa
28 de February de 2012 s 12:54AM
    
Olá Rui,
imagino que a sugestão de mover a conversa para o Forum Português tenha sido pela facilidade em fazer comentários/declarações pouco diplomáticas e, de certo modo, agressivas como:
«Se pretendes alocar os teus exemplares em localidades mais precisas cria-as e coloca-os lá...»
Não vejo nenhum benefício neste tipo de atitude.

Evocas questões históricas. Quais são essa razões?

Eu não pretendo inventar localidades.
A minha proposta é um pouco mais rigorosa (menos abrangente) que a actual.
No entanto abrange as explorações de onde 'saíram' os fosfatos que conhecemos e que tu mesmo referes acima.
Abrange Cubos e, eventualmente Regada (se esta é o mesmo que Chão do Castanheiro. Caso não o seja, não a incluo nem a reconheço).

Desconheço outras ocorrências de fosfatos nessa área (além das duas minas referidas). Mas se de facto existem gostava que isso fosse discutido.

Não se trata de protagonismo, mas sim de melhorar o que temos.
Não percebo a aversão à mudança.

Pedro
Re: Cubos-Mesquitela - Versão Portuguesa
28 de February de 2012 s 01:06AM
    
Pedro, desculpa se sentiste alguma agressividade... não foi essa a intenção! Uma boa noite, RN
avatar Re: Cubos-Mesquitela - Versão Portuguesa
28 de February de 2012 s 01:17AM
    
Rui,
questões pessoais são secundárias.
O que interessa é chegar a um acordo sobre a forma como algumas localidades são tratadas.
As localidades que referiste, como disse em todas as mensagens, não as pretendo eliminar.
Proponho alterar um pouco a localidade que as agrega. Numa visão menos geológico-mineira, essa última, tem 'o melhor' de cada mina (cubos e chão do castanheiro). Entenda-se por 'melhor' as areas exploradas, onde estão também as escombreiras.

Pedro
avatar Re: Cubos-Mesquitela - Versão Portuguesa
29 de February de 2012 s 08:35PM
    
Regada, Rochel, Chão do Castanheiro e Cabeço do Seixo são nomes referidos por Jesus em 1935 para algumas das pedreiras, totalmente "individualizadas" à data, no pegmatito da Mesquitela. Não correspondem a concessões mineiras (o "Chão do Castanheiro" aqui descrito não é a concessão homónima mas sim um nome popular), mas a locais onde existiam/existem poços de exploração do pegmatito.
É dificil fazer uma correspondência directa entre esses locais e as concessões em que se enquadram, dada a difusão que por vezes esses topónimos populares podem ter no que concerne aos seus limites
Um amigo que é mesquitelense disse-me que o que ele conhece como Chão do Castanheiro é o pequeno monte do outro lado da estrada das explorações de maior relevo (coincidentes com as instalações mineiras). No entanto, ao ler o trabalho de Jesus parece-me que esse monte será o que é descrito como "Cabeço do Seixo". Já sem grandes duvidas, posso afirmar que "Regada" é basicamente o grande "poço" (se assim se pode chamar) imediatamente junto à estrada que dá acesso à Mesquitela, e "Rochel" o poço de pequena expressão (em termos de tamanho e abundância mineralógica) que fica na estrada antiga que liga a estação de caminhos de ferro a Mangualde. Quer "Rochel" quer "Regada" são topónimos que derivam de pequenas quintas nas proximidades, e que facilmente podem hoje ser comprovadas dada a existência de pequenas placas com esses nomes perto das explorações referidas.
Espero ter lançado alguma luz sobre o assunto.
Cumprimentos, Luís Martins.
avatar Re: Cubos-Mesquitela - Versão Portuguesa
29 de February de 2012 s 09:01PM
    
Talvez a informação que forneci atrás pudesse ser incluída na página referente à zona da Mesquitela, para esclarecimento de eventuais interessados...
Re: Cubos-Mesquitela - Versão Portuguesa
04 de March de 2012 s 06:44PM
    
Caro Luís Miguel

Pela documentação que tenho posso-te garantir que efectivamente existia a Mina Chão do Castanheiro e pelo menos até 1985 pagou imposto fixo como concessão mineira, sendo responsável pela sua exploração nesta data a Sociedade Mineira Carolinos, Ldª. .
Da documentação que possuo, constato duas discrepâncias que é no número de cadastro (talvez algum lapso na transcrição), pois num dos documentos tem o número 1980 e noutro (transcrito) 1890, certamente este ultimo poderá ser um lapso e o ano do alvará que pode ser em 07-08-1954 (documento oficial) ou 14-05-1935 (transcrição).
Os dados que posso elencar são os seguintes: Denominação - Chão do Castanheiro, Data de publicação de alvará - 7-08-1954 (documento oficial) ou 14-05-1935 (transcrição), Concelho/ Freguesia - Mangualde/ Mesquitela, Área concedida 50 Hectares, Substâncias concedidas (aqui também há uma discrepância, mas há que considerar que um dos documentos é de 1985 e o outro de data imprecisa, mas fundamentado em documentação oficial anterior a 1962) - Glucinio; Volfrâmio, Estanho, Tântalo e Litio (1935) enquanto que na "versão" de 1985 aparece o Glucinio, Litio, Feldspato e Quartzo. Salvo diferente opinião acho que estas informações se complementam. De resto nada mais posso facultar, pois nem sequer conheço o local em apreço, mas concordo com o Pedro Alves no sentido de haver uma maior exactidão acerca dos locais de proveniência das amostras, é apenas e só uma opinião.

Cordiais saudações

António Cruz
Autor:

O seu email:


Assunto:


Anexos:
  • Anexos permitidos: gif, jpg, png
  • Tamanho mximo dos ficheiros: 1000 KB
  • Pode ainda anexar 3 ficheiro(s) a esta mensagem

Spam prevention:
Please, enter the code that you see below in the input field. This is for blocking bots that try to post this form automatically. If the code is hard to read, then just try to guess it right. If you enter the wrong code, a new image is created and you get another chance to enter it right.
CAPTCHA
Mensagem:
Mineral and/or Locality  
Search Google  
Copyright © Jolyon Ralph and Ida Chau 1993-2014. Site Map. Locality, mineral & photograph data are the copyright of the individuals who submitted them. Site hosted & developed by Jolyon Ralph. Mindat.org is an online information resource dedicated to providing free mineralogical information to all. Mindat relies on the contributions of thousands of members and supporters. Mindat does not offer minerals for sale. If you would like to add information to improve the quality of our database, then click here to register.
Current server date and time: October 1, 2014 12:16:14
Mineral and Locality Search
Mineral:
and/or Locality:
Options
Fade toolbar when not in focusFix toolbar to bottom of page
Hide Social Media Links
Slideshow frame delay seconds