Log InRegister
Quick Links : The Mindat ManualThe Rock H. Currier Digital LibraryMindat Newsletter [Free Download]
Home PageAbout MindatThe Mindat ManualHistory of MindatCopyright StatusWho We AreContact UsAdvertise on Mindat
Donate to MindatCorporate SponsorshipSponsor a PageSponsored PagesMindat AdvertisersAdvertise on Mindat
Learning CenterWhat is a mineral?The most common minerals on earthInformation for EducatorsMindat ArticlesThe ElementsThe Rock H. Currier Digital LibraryGeologic Time
Minerals by PropertiesMinerals by ChemistryAdvanced Locality SearchRandom MineralRandom LocalitySearch by minIDLocalities Near MeSearch ArticlesSearch GlossaryMore Search Options
Search For:
Mineral Name:
Locality Name:
Keyword(s):
 
The Mindat ManualAdd a New PhotoRate PhotosLocality Edit ReportCoordinate Completion ReportAdd Glossary Item
Mining CompaniesStatisticsUsersMineral MuseumsClubs & OrganizationsMineral Shows & EventsThe Mindat DirectoryDevice SettingsThe Mineral Quiz
Photo SearchPhoto GalleriesSearch by ColorNew Photos TodayNew Photos YesterdayMembers' Photo GalleriesPast Photo of the Day GalleryPhotography

Quadro de mensagens em PortuguêsCubos-Mesquitela - Versão Portuguesa

27th Feb 2012 23:13 UTCPedro Alves Expert

Olá,

é referida, na literatura que descreve a ocorrência de fosfatos na zona de Mangualde, uma área entre Mangualde e Mesquitela. Creio, que se refere a duas concessões: Cubos e Chão do Castanheiro.

É um primeiro ponto. Estamos de acordo?


Segundo ponto:

As duas antigas concessões estão agora 'fundidas' numa só, a qual contém as áreas exploradas das suas antecessoras. O mesmo acontece com as escombreiras.

Assim sendo, creio lógico e correto referirmo-nos á área de ocorrência a algo um pouco mais preciso: a actual CUBOS (C-34).

O problema da origem dos materiais em escombreira resolve-se pelo simples facto de ambas pertencerem alctualmente à mesma mina.

Estamos de acordo neste ponto?


Concordo que não se deve atribuir a origem de uma amostra pelo local onde foi encontrada, sempre que este não seja in situ. O caso das escombreiras é paradigmático.



Não estou a propor que se 'mudem' as localizações das amostras da área referida para a Mina Chão do Castanheiro. Proponho que se afine um pouco o perimetro...


Pedro Alves

27th Feb 2012 23:19 UTCPedro Alves Expert

http://www.mindat.org/loc-56172.html

esta localidade tem algumas fotografias e espécies minerais associadas. Qual é a fonte para esta localidade?

O mesmo para :

http://www.mindat.org/photo-123914.html


Cheers,

Pedro

28th Feb 2012 00:43 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Olá Pedro,

Tenho uma série de exemplares, bastante antigos, referidos apenas como sendo da área de Mesquitela/Mangualde e assim pretendo mantê-los pois não seria seguro estar agora a colocá-los em localizações (quais?) mais precisas. Isto porque não fui eu que os colectei e naturalmente que nunca saberei exactamente qual a sua origem.

Fluorapatite

Barbosalite

Strengite

Rittmanite

Beraunite

Bermanite

Cacoxenite

Cyrilovite

Jahnsite Ca Mn Mn

Jahnsite Ca Mn Mg

Leucophosphite

Mitridatite

Phosphosiderite

Rockbridgeite

Robertsite

Segelarite

Stewartite

Strunzite

Tavorite

Vivianite

Zodacite

Hureaulite

Rittmanite

... entre outros

Tenho também exemplares referidos apenas como sendo de Cubos e outros ainda da Regada.

Se pretendes alocar os teus exemplares em localidades mais precisas cria-as e coloca-os lá; see estão correctas nada contra.

MAS por razões "históricas" e pelos motivos evocados é meu entender que se deverão manter as localizações existentes.

Abraço

Rui

28th Feb 2012 00:54 UTCPedro Alves Expert

Olá Rui,

imagino que a sugestão de mover a conversa para o Forum Português tenha sido pela facilidade em fazer comentários/declarações pouco diplomáticas e, de certo modo, agressivas como:

«Se pretendes alocar os teus exemplares em localidades mais precisas cria-as e coloca-os lá...»

Não vejo nenhum benefício neste tipo de atitude.


Evocas questões históricas. Quais são essa razões?


Eu não pretendo inventar localidades.

A minha proposta é um pouco mais rigorosa (menos abrangente) que a actual.

No entanto abrange as explorações de onde 'saíram' os fosfatos que conhecemos e que tu mesmo referes acima.

Abrange Cubos e, eventualmente Regada (se esta é o mesmo que Chão do Castanheiro. Caso não o seja, não a incluo nem a reconheço).


Desconheço outras ocorrências de fosfatos nessa área (além das duas minas referidas). Mas se de facto existem gostava que isso fosse discutido.


Não se trata de protagonismo, mas sim de melhorar o que temos.

Não percebo a aversão à mudança.


Pedro

28th Feb 2012 01:06 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Pedro, desculpa se sentiste alguma agressividade... não foi essa a intenção! Uma boa noite, RN

28th Feb 2012 01:17 UTCPedro Alves Expert

Rui,

questões pessoais são secundárias.

O que interessa é chegar a um acordo sobre a forma como algumas localidades são tratadas.

As localidades que referiste, como disse em todas as mensagens, não as pretendo eliminar.

Proponho alterar um pouco a localidade que as agrega. Numa visão menos geológico-mineira, essa última, tem 'o melhor' de cada mina (cubos e chão do castanheiro). Entenda-se por 'melhor' as areas exploradas, onde estão também as escombreiras.


Pedro

29th Feb 2012 20:35 UTCLuís Martins 🌟

Regada, Rochel, Chão do Castanheiro e Cabeço do Seixo são nomes referidos por Jesus em 1935 para algumas das pedreiras, totalmente "individualizadas" à data, no pegmatito da Mesquitela. Não correspondem a concessões mineiras (o "Chão do Castanheiro" aqui descrito não é a concessão homónima mas sim um nome popular), mas a locais onde existiam/existem poços de exploração do pegmatito.

É dificil fazer uma correspondência directa entre esses locais e as concessões em que se enquadram, dada a difusão que por vezes esses topónimos populares podem ter no que concerne aos seus limites

Um amigo que é mesquitelense disse-me que o que ele conhece como Chão do Castanheiro é o pequeno monte do outro lado da estrada das explorações de maior relevo (coincidentes com as instalações mineiras). No entanto, ao ler o trabalho de Jesus parece-me que esse monte será o que é descrito como "Cabeço do Seixo". Já sem grandes duvidas, posso afirmar que "Regada" é basicamente o grande "poço" (se assim se pode chamar) imediatamente junto à estrada que dá acesso à Mesquitela, e "Rochel" o poço de pequena expressão (em termos de tamanho e abundância mineralógica) que fica na estrada antiga que liga a estação de caminhos de ferro a Mangualde. Quer "Rochel" quer "Regada" são topónimos que derivam de pequenas quintas nas proximidades, e que facilmente podem hoje ser comprovadas dada a existência de pequenas placas com esses nomes perto das explorações referidas.

Espero ter lançado alguma luz sobre o assunto.

Cumprimentos, Luís Martins.

29th Feb 2012 21:01 UTCLuís Martins 🌟

Talvez a informação que forneci atrás pudesse ser incluída na página referente à zona da Mesquitela, para esclarecimento de eventuais interessados...

4th Mar 2012 18:44 UTCAntonio Cruz

Caro Luís Miguel


Pela documentação que tenho posso-te garantir que efectivamente existia a Mina Chão do Castanheiro e pelo menos até 1985 pagou imposto fixo como concessão mineira, sendo responsável pela sua exploração nesta data a Sociedade Mineira Carolinos, Ldª. .

Da documentação que possuo, constato duas discrepâncias que é no número de cadastro (talvez algum lapso na transcrição), pois num dos documentos tem o número 1980 e noutro (transcrito) 1890, certamente este ultimo poderá ser um lapso e o ano do alvará que pode ser em 07-08-1954 (documento oficial) ou 14-05-1935 (transcrição).

Os dados que posso elencar são os seguintes: Denominação - Chão do Castanheiro, Data de publicação de alvará - 7-08-1954 (documento oficial) ou 14-05-1935 (transcrição), Concelho/ Freguesia - Mangualde/ Mesquitela, Área concedida 50 Hectares, Substâncias concedidas (aqui também há uma discrepância, mas há que considerar que um dos documentos é de 1985 e o outro de data imprecisa, mas fundamentado em documentação oficial anterior a 1962) - Glucinio; Volfrâmio, Estanho, Tântalo e Litio (1935) enquanto que na "versão" de 1985 aparece o Glucinio, Litio, Feldspato e Quartzo. Salvo diferente opinião acho que estas informações se complementam. De resto nada mais posso facultar, pois nem sequer conheço o local em apreço, mas concordo com o Pedro Alves no sentido de haver uma maior exactidão acerca dos locais de proveniência das amostras, é apenas e só uma opinião.


Cordiais saudações


António Cruz
 
Mineral and/or Locality  
Mindat Discussions Facebook Logo Instagram Logo Discord Logo
Mindat.org is an outreach project of the Hudson Institute of Mineralogy, a 501(c)(3) not-for-profit organization.
Copyright © mindat.org and the Hudson Institute of Mineralogy 1993-2024, except where stated. Most political location boundaries are © OpenStreetMap contributors. Mindat.org relies on the contributions of thousands of members and supporters. Founded in 2000 by Jolyon Ralph.
Privacy Policy - Terms & Conditions - Contact Us / DMCA issues - Report a bug/vulnerability Current server date and time: April 18, 2024 01:02:23
Go to top of page