Log InRegister
Quick Links : The Mindat ManualThe Rock H. Currier Digital LibraryMindat Newsletter [Free Download]
Home PageAbout MindatThe Mindat ManualHistory of MindatCopyright StatusWho We AreContact UsAdvertise on Mindat
Donate to MindatCorporate SponsorshipSponsor a PageSponsored PagesMindat AdvertisersAdvertise on Mindat
Learning CenterWhat is a mineral?The most common minerals on earthInformation for EducatorsMindat ArticlesThe ElementsThe Rock H. Currier Digital LibraryGeologic Time
Minerals by PropertiesMinerals by ChemistryAdvanced Locality SearchRandom MineralRandom LocalitySearch by minIDLocalities Near MeSearch ArticlesSearch GlossaryMore Search Options
Search For:
Mineral Name:
Locality Name:
Keyword(s):
 
The Mindat ManualAdd a New PhotoRate PhotosLocality Edit ReportCoordinate Completion ReportAdd Glossary Item
Mining CompaniesStatisticsUsersMineral MuseumsClubs & OrganizationsMineral Shows & EventsThe Mindat DirectoryDevice SettingsThe Mineral Quiz
Photo SearchPhoto GalleriesSearch by ColorNew Photos TodayNew Photos YesterdayMembers' Photo GalleriesPast Photo of the Day GalleryPhotography

Quadro de mensagens em PortuguêsLibethenite na Mostardeira, sim ou não?

31st Jan 2012 11:08 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Se efectuarmos uma busca aleatória no Google encontramos algumas fotos de exemplares com libethenite e malachite e/ou pseudomalachite numa matriz típica de Miguel Vacas mas referidos como sendo da Mostardeira.

Sabe-se, ou fala-se, que por razões comerciais alguém no passado colocou na net exemplares de MV como sendo da Mostardeira.

Já visitei algumas vezes a Mostardeira e na penúltima foram encontrados dois exemplares com pequenos cristais de libethenite numa matriz de xisto. Estavam soltos no chão perto duma pequena escombreira de quartzo. Poderão ter sido deixados inadvertidamente ou para lançar alguma confusão… alguém que vindo de MV fez ali uma triagem aos exemplares...
Algum de vós já encontrou libethenite na Mostardeira?

Já verifiquei a existência no local de pequenas esferas e tufos de malachite em cavidades de quartzo mas nada parecido com o que se encontra em MV.

Obrigado

RN

1st Feb 2012 14:15 UTCLuís Martins 🌟

Existem espécimes antigos nas colecções de museus, nomeadamente do museu do Técnico, mas poderá ser discutível a sua credibilidade. Penso também que há um artigo algures com uma análise de uma libethenite de lá, mas tenho de confirmar quando tiver tempo.

Desconhecia a formação de libethenite em algumas minas aqui do norte, inclusivé em pegmatitos, mas parece ser uma informação credível.

Abraço, Luís.

2nd Feb 2012 09:52 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Luis, obrigado pela resposta.

Pois... nada se confirma, por enquanto, quanto à existência deste mineral na Mostardeira. O que tenho não é muito conclusivo e afigura-se algo desenquadrado do local específico onde foram encontrados os dois exemplars... inclino-me mais para que tenham vindo de Miguel Vacas quase ali ao lado.

Numa próxima oportunidade irei concentrar-me mais na zona de contacto quartzo/xisto mas, pela leitura que já fiz do local, não me parece que vá ter grandes surpresas.

Abraço, Rui

7th Feb 2012 00:18 UTCLuís Martins 🌟

Estava a fazer confusão com a referência bibliográfica, referia-me a isto:



Autor: BARROS, Luís Aires

Título: Estudo radiográfico e por espectrografia dos raios infravermelhos, de descloizite, libetenite e atacamite das minas da Preguiça, Vieiros e Bogalho : Alentejo / L. Aires-Barros

In: Boletim da Sociedade Geológica de Portugal. - Vol. XVII, fasc. I, (1969-1970), p. 51-64

Assuntos: Espectrografia / Descloizite / Libetenite / Atacamite / Mina da Preguiça (Concelho de Moura, Portugal) / Minas de Vieiros (Portugal) / Mina do Bugalho (Portugal) / Alentejo (Portugal)

Cota: E276-P1 NBP 373-Pr

Tipo de documento: Texto impresso

País de publicação: PT|Lisboa


Consulta o espólio do museu do Técnico, vais encontrar lá espécimes. Talvez a coleção Bello também tenha alguma coisa de lá, mas essa já não conheço bem...

7th Feb 2012 22:08 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Luis, uma vez mais obrigado,

O que acho estranho é que nas visitas de estudo efectuadas há muitos anos por estrangeiros atentos aos nossos minerais, entre os quais o C. Rewitzer, a libethenite nunca é referida nos seus achados... Mas se referes que existem alguns exemplares no acervo do Técnico leva-me mais a crer na sua ocorrência.

Fica a questão em aberto por enquanto.

Abraço, Rui

7th Feb 2012 22:23 UTCLuís Martins 🌟

Embora não possa dizer que tenho a certeza absoluta de as ter visto (já foi à uns anos valentes...), penso que eram da Mostardeira, e não de Miguel Vacas/Vieiros. Penso que é perfeitamente aceitável que a libetenite tenha ocorrido na Mostardeira, a paragénese cuprífera permite-o, embora em quantidades pequenas (o fósforo necessário poderá ser problemático), bastante mais prováveis de serem recolhidas durante a exploração do que hoje em dia.

Já agora, que outros minerais estão presentes na paragénese? As scorodites parecem-me interessantes!

8th Feb 2012 04:54 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Luís,

Na colecção Bello afecta ao MNHN de Lx não encontro libethenite da Mostardeira. Encontro sim um exemplar deste mineral como vindo de Quarta Feira, Sabugal.

O que por lá apanhei até hoje:

ceruleite - analisada

chalcopyrite

covellite

libethenite (vou considerar parte da paragénese)

malachite

olivenite - analisada

pyrite

quartz

scorodite

siderite

As scorodites da Mostardeira apresentam por vezes cristais muito belos, dum azul muito clarinho, quase incolor. A maioria dos minerais referidos não são nada fáceis de encontrar com excepção de siderite maciça e ainda alguma scorodite muito localisada.

Rui

8th Feb 2012 16:48 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Libethénite. Phosphate de cuivre. Système rhombique. Outre les localités citées de Bogalho et Herdade de Arouca (Alcoutim), on la rencontre en très petits cristaux verts clairs à Mina de Quarta Feira (Sabugal). Dans la province d'Angola (Afrique Occidentale) on trouve la libethénite à Bembe dans de petites géodes, dans la malachite et aussi à Golongo Alto en cristaux verts très foncés, sur les minéraux de cuivre.

A. de Oliveira Bello: Minéraux portugais - Société Portugaise des Sciences Naturelles

Minéraux Portugais

par A. de Oliveira Bello

Communication présentée à la séance du 12 mars 1913

Extrait du Bulletin de la Société Portugaise des Sciences Naturelles

(Vol. VI, fasc. 2)

LlSBONNE

Imprimerie Typ. de Ia Librairie Ferin

1913



... por enquanto nada da Mostardeira

8th Feb 2012 23:12 UTCLuís Martins 🌟

Essa mina da Quarta-Feira é algo que sempre me perseguiu... Nunca consegui identificar uma mina como sendo A mina da quarta-Feira, que é uma aldeia e freguesia do concelho do Sabugal. Zona riquíssima, e cheia de minas, algumas delas antiquíssimas, o que me impossibilitou de saber onde se situa a mina antigamente conhecida como mina da Quarta-Feira. Alguém tem informação que queira partilhar sobre ela?

9th Feb 2012 16:10 UTCPedro Alves Expert

Luís,

existe uma mina denominada "Quarta Feira"- nº 127, freguesia de Sortelha.

É uma das mais antigas minas (desde o concessionamento), e a primeira pedida no Concelho do Sabugal.

Data de 20-03-1879 e foi pedida para cobre.


A referência mais antiga que conheço da mina da Quarta Feira é de Jacintho Pedro Gomes (naquela que é para mim uma obra importantíssima. Por ser, se não me engano, a primeira compilação de minerais portugueses) no artigo "Mineraes descobertos em Portugal" - Communicações da Direcção dos Trabalhos Geologicos de Portugal. - Tomo III (1895-1898), p. 199-209.

Ora sendo esta obra de 1898, a referida (no ratigo) mina da Quarta Feira deve ser a mina com esse mesmo nome "Quarta Feira" - nº127, concedida em 1879.

O concessionamento da segunda mina para o Concelho do Sabugal, mas agora na freguesia da Bendada, só viria a acontecer em 1909. Trata-se da "Rosmaneira" e neste caso para Urânio.

A segunda mina a ser concedida na freguesia de Sortelha foi a mina "Pedreiros", para urânio. Esta já muito mais tarde, a 30-10-1922.


Quanto à exacta localização da mina "Quarta Feira" e ou de vestigios da mesma, de momento não te posso ajudar. Dá-me uns dias e verei o que posso fazer.


Espero ter ajudado,

Pedro Alves

9th Feb 2012 19:42 UTCAntónio Manuel Ináçio Martins

Olá Luis

Estive a ver a carta geológica da zona e está assinalado perto da povoação de Quarta Feira o simbolo de mineração inativo para Cu.

Fica a 800 metros mais ou menos a W da Povoação junto de um caminho que dá acesso a um casario de nome Caldeirinhas.

Martins

9th Feb 2012 22:01 UTCLuís Martins 🌟

Obrigado a todos pela ajuda.

Essa "mina da Quarta-Feira", que não sei se é ou não a que está concessionada com esse nome, é referenciada até em livros de arqueologia, como sendo local da achados de utensílios de mineração pré-históricos, em galerias antigas. É dita como sendo de cobre, pelo que a tua dica poderá estar correcta Martins. Vou verificar a carta geológica quando puder. É que número, já agora?

A "mina da quarta-Feira" é também a localidade tipo da sabugalite, mas muito provavelmente o espécime (que se não em engano era da colecção Bello em Harvard) poderá ter vindo de uma das muitas minas da zona.

Vou tentar arranjar mais info quando tiver disponibilidade, e depois comunico.

Abraços, Luís Martins.

10th Feb 2012 06:54 UTCJacques-Yves Desescaut

Pour la mina de Quarta Feira, dans le livre de

Claude Domergue ('Tome II - 1987 ) page 522

Catalogue des mines et fonderies antiques de la péninsule ibérique


Concelho Sabugal

Dans une mine proche du village de Quarta Feira fut trouvée, au siècle derrnier à 12m de profondeur, dans de vieux

travaux , une hache à talon en bronze, munie d'un seul anneau ("machado de bronze de uma asa").

On a signalé la découverte de cinq haches cylindriques en pierre de type néolithique, dans un puits antique de la

mine de cuivre de La Carrasca . Quarta Freira (?)., concelho de Sabugal. Vu la ressemblance des noms, il doit s'agir

de la mine de Quarta Feira. Cette dernière est minéralisée en cuivre.


djy
 
Mineral and/or Locality  
Mindat Discussions Facebook Logo Instagram Logo Discord Logo
Mindat.org is an outreach project of the Hudson Institute of Mineralogy, a 501(c)(3) not-for-profit organization.
Copyright © mindat.org and the Hudson Institute of Mineralogy 1993-2024, except where stated. Most political location boundaries are © OpenStreetMap contributors. Mindat.org relies on the contributions of thousands of members and supporters. Founded in 2000 by Jolyon Ralph.
Privacy Policy - Terms & Conditions - Contact Us / DMCA issues - Report a bug/vulnerability Current server date and time: April 23, 2024 22:36:04
Go to top of page