Log InRegister
Quick Links : The Mindat ManualThe Rock H. Currier Digital LibraryMindat Newsletter [Free Download]
Home PageAbout MindatThe Mindat ManualHistory of MindatCopyright StatusWho We AreContact UsAdvertise on Mindat
Donate to MindatCorporate SponsorshipSponsor a PageSponsored PagesMindat AdvertisersAdvertise on Mindat
Learning CenterWhat is a mineral?The most common minerals on earthInformation for EducatorsMindat ArticlesThe ElementsThe Rock H. Currier Digital LibraryGeologic Time
Minerals by PropertiesMinerals by ChemistryAdvanced Locality SearchRandom MineralRandom LocalitySearch by minIDLocalities Near MeSearch ArticlesSearch GlossaryMore Search Options
Search For:
Mineral Name:
Locality Name:
Keyword(s):
 
The Mindat ManualAdd a New PhotoRate PhotosLocality Edit ReportCoordinate Completion ReportAdd Glossary Item
Mining CompaniesStatisticsUsersMineral MuseumsClubs & OrganizationsMineral Shows & EventsThe Mindat DirectoryDevice SettingsThe Mineral Quiz
Photo SearchPhoto GalleriesSearch by ColorNew Photos TodayNew Photos YesterdayMembers' Photo GalleriesPast Photo of the Day GalleryPhotography

Quadro de mensagens em PortuguêsO espírito de uma base de dados

14th May 2014 19:55 UTCAntónio Manuel Ináçio Martins

Olá a todos.

O mindat para todos os efeitos actualmente é sem duvida uma base de dados de nível excepcional pelo conteúdo de informação, e sem ferir susceptibilidades é pobre em consultas mais específicas.

Para um coleccionador sistemático como eu com mais ou menos 10.000 fotos de minerais e com a necessidade inerente de perceber exactamente o conteúdo da minha colecção, o Mindat presentemente não dá uma resposta específica de consultas por exemplo com o critério dos grupos principais de Mineralogia em relação ao meu conteúdo.

Por exemplo o critério “óxidos” …. Não me dá os óxidos da minha colecção, assim como com fosfatos, silicatos, subdivisões destes grupos etc.

O que vale ter um numero de entrada, nome, localidade, colecção, recolhida ou não, aprovada ou não e mais alguns critérios relacionados com a foto, catálogo etc. Para depois com estas 10.000 fotos ter que andar a abrir uma a uma para perceber a qual grupo ou subgrupo pertence ou então, noutro sentido perceber que minerais me faltam para completar determinados grupos.

Isto quer queiramos ou não é o motor ou o espírito duma base de dados referente a Mineralogia com um sentido sistemático prático de consulta onde se pode fazer planos de trabalho de vária ordem.

Enfim… com a necessidade prática de tentar perceber a minha colecção, é possível fazer e ter uma ideia aproximada com a linguagem de programação disponível para a construção de um artigo e do qual tenho um exemplo prático com a sistematização dos meus óxidos: http://www.mindat.org/article.php/1912/4+-+Oxides+%26+Hydroxides+of+Martins+da+Pedra+Collection

Depois de dois meses de trabalho diário com um artigo igual relacionado com os fosfatos da minha colecção, quatro vezes mais extenso e quase terminado, eis que não sei porque carga de água bloquearam-me o acesso sem um aviso digno e depois de alguma insistência responderam-me a custo que o motivo estava na informação pobre que dispunha em referências relacionado com a listagem de minerais em determinadas localidades. Concordo que secundarizei este aspecto….mas para todos os efeitos é um pouco rebuscado, senão ofensivo como uma razão válida para bloquearem o acesso ao meu trabalho que julgo ter a algum direito.

Estou sereno e depois nós por cá temos um provérbio que diz “Fecha-se uma porta, abre-se uma janela”

Para todos os efeitos estou sempre ao dispor para ajudar um amigo no que comporta a esta matéria fantástica que é a Mineralogia.

Um abraço.


Martins da Pedra

16th May 2014 12:27 UTCpaulo xavier

Boa tarde


sou um analfabeto neste assunto, mas tenho verdadeira paixao por todos estes temas

(Mineralogia, fosseis e meteoritos).

Poderia dizer me onde posso descarregar um programa (simples claro)

Para ter um registo das minnhas (poucas) pecas.

onde possa por fotos , formulas quimicas descricoes etc. ?

desde ja agradeco a sua atencao

Paulo Xavier

16th May 2014 16:14 UTCAntónio Manuel Ináçio Martins

Olá Paulo

O melhor local para todos os efeitos é sem dúvida nenhuma aqui no Mindat onde é só preencher o que é necessário mas para isso tem que se registar. O registo é na página principal em cima do lado esquerdo onde diz register. Depois de estar registado tem acesso á base de dados do mindat onde pode carregar as suas amostras através de fotos. O mindat tem uma ferramenta que é o catálogo que preenche exactamente a sua expectativa. Necessáriamente terá que adquirir alguma experiência, contudo se tiver alguma dificuldade qualquer manager presta-se par o ajudar em inglês e sempre tem este forum em português onde poderá pedir ajuda.


Qualquer coisa estou ao dispôr.


Os melhores cumprimentos.


Martins

4th Jun 2014 19:53 UTCpaulo xavier

Ola Antonio

antes de tudo muito obrigado pela sua preciosa ajuda.

(Tenho de aprender a mexer nisto)

O que tambem me faz falta e uma base de dados para gerir a minha micoscopica colecao,

algo onde possa por foto , formulas quimicas, descricoes, origens, etc, se puder

indicarme onde posso descarregar uma coisa deste genero seria fantastico.

cordialmente:

Paulo xavier (Alex)
 
Mineral and/or Locality  
Mindat Discussions Facebook Logo Instagram Logo Discord Logo
Mindat.org is an outreach project of the Hudson Institute of Mineralogy, a 501(c)(3) not-for-profit organization.
Copyright © mindat.org and the Hudson Institute of Mineralogy 1993-2024, except where stated. Most political location boundaries are © OpenStreetMap contributors. Mindat.org relies on the contributions of thousands of members and supporters. Founded in 2000 by Jolyon Ralph.
Privacy Policy - Terms & Conditions - Contact Us / DMCA issues - Report a bug/vulnerability Current server date and time: March 28, 2024 21:08:06
Go to top of page