Log InRegister
Quick Links : The Mindat ManualThe Rock H. Currier Digital LibraryMindat Newsletter [Free Download]
Home PageAbout MindatThe Mindat ManualHistory of MindatCopyright StatusWho We AreContact UsAdvertise on Mindat
Donate to MindatCorporate SponsorshipSponsor a PageSponsored PagesMindat AdvertisersAdvertise on Mindat
Learning CenterWhat is a mineral?The most common minerals on earthInformation for EducatorsMindat ArticlesThe ElementsThe Rock H. Currier Digital LibraryGeologic Time
Minerals by PropertiesMinerals by ChemistryAdvanced Locality SearchRandom MineralRandom LocalitySearch by minIDLocalities Near MeSearch ArticlesSearch GlossaryMore Search Options
Search For:
Mineral Name:
Locality Name:
Keyword(s):
 
The Mindat ManualAdd a New PhotoRate PhotosLocality Edit ReportCoordinate Completion ReportAdd Glossary Item
Mining CompaniesStatisticsUsersMineral MuseumsClubs & OrganizationsMineral Shows & EventsThe Mindat DirectoryDevice SettingsThe Mineral Quiz
Photo SearchPhoto GalleriesSearch by ColorNew Photos TodayNew Photos YesterdayMembers' Photo GalleriesPast Photo of the Day GalleryPhotography

Quadro de mensagens em PortuguêsA quem doar espécimes minerais e documentação ?

5th Feb 2020 15:32 UTCAntonio Cruz

Boas.

Aceito sugestões de museus ou outras instituições dispostas a aceitar pequeno acervo de minerais e documentação relativa a exploração mineira em Portugal, constituída por livros, mapas e outros artigos.

Cordiais cumprimentos. 

5th Feb 2020 16:10 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Boa tarde António Cruz,
Seria uma boa oferta para um clube de mineralogia mas não conheço nenhum com instalações e pessoas com interesse em receber esse acervo pessoal. Em tempos que já lá vão, ofereci minerais via Mindat mas a maioria das respostas que obtive foram de coleccionadores "já feitos". A minha intenção primeira era estimular o gosto pela mineralogia e não dar minerais a pessoas experientes... restaram dois ou três.
Penso que algum centro de interpretação regional ou pequeno museu dedicado à mineração (existem alguns aí pelo norte) possa estar interessado em receber esse material para exposição. Ou uma escola, porque não?
Eu não dispersaria esse espólio.
Cumprimentos, RN

5th Feb 2020 16:29 UTCLuís Costa

Sugiro o museu de historia natural e ciencia da universidade do porto. Ou o museu de jazigos minerais portugueses (camara de matosinhos)

Cumprimentos.

5th Feb 2020 16:52 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Penso que uma modesta (?) colecção de minerais e alguns documentos dispersos não façam muito sentido serem doados a um museu de grande dimensão. 

5th Feb 2020 19:14 UTCKevin Conroy Manager

A modest collection of superb and / or rare things would probably be very welcome.

Uma coleção modesta de coisas excelentes e / ou raras provavelmente seria muito bem-vinda.


5th Feb 2020 19:48 UTCLuís Costa

Pois, depende do que estamos a falar. Mas julgo que uma universidade ou escola é sempre uma boa solução para efeitos cientificos ou educativos.

5th Feb 2020 19:57 UTCAntonio Cruz

Talvez...

5th Feb 2020 19:56 UTCAntonio Cruz

Obrigado pelas sugestões.
Vou tentar inventariar os documentos e se possível efetuar cópia digital dos planos de lavra de minas e de outros documentos que tenho, no sentido de os tornar públicos. 
Só para exemplificar o interesse de algumas instituições com as quais é difícil comunicar transcrevo um e-mail de 2015 : 
"Tenho na minha posse um mapa de ante-projecto de linha de caminho de ferro que previa a ligação de caminho de ferro até ás minas de Midões (Gondomar), datado de 1920, o qual está em mau estado de conservação em severo risco de se perder para sempre, assim pergunto:

A U........  ou algum dos seus departamentos estará disposto a receber como oferta minha este mapa para eventual restauro e conservação? ".
Nunca obtive uma resposta clara e objetiva.

5th Feb 2020 21:17 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Pois, entendo que a não resposta não seja lá muito motivadora...
Julgo que uma escola secundária (todas têm laboratório e a disciplina de biologia e geologia é obrigatória) com uma Direcção sensível a estas coisas, receberia com muito agrado os teus minerais e os colocaria numa vitrine com referência ao benemérito :). As escolas debatem-se muito com falta destes materiais. Quanto aos documentos certamente que seriam bem guardados na sua biblioteca. Penso que este poderia ser um destino digno para o teu espólio (e as coisas ficariam por cá). Se eventualmente vieres a decidir por um estabelecimento de ensino penso que posso ajudar.

6th Feb 2020 00:03 UTCLuís Martins 🌟

Olá António.

Se alguma da documentação é única, eu sugiro oferecer esses exemplares à Biblioteca Nacional, dado que eles podem preserva-los.

Relativamente aos minerais e a alguma documentação mais usual eu sugiro o Museu do Quartzo em Viseu. Posso por-te em contacto com um dos responsáveis, se quiseres.

6th Feb 2020 09:03 UTCAntonio Cruz

Obrigado pela sugestão.

6th Feb 2020 09:27 UTCLuís Martins 🌟

Antonio, queres o contacto?

6th Feb 2020 14:02 UTCAntonio Cruz

Podes enviar para cruzantoni@gmail.com sff
 
Mineral and/or Locality  
Mindat Discussions Facebook Logo Instagram Logo Discord Logo
Mindat.org is an outreach project of the Hudson Institute of Mineralogy, a 501(c)(3) not-for-profit organization.
Copyright © mindat.org and the Hudson Institute of Mineralogy 1993-2024, except where stated. Most political location boundaries are © OpenStreetMap contributors. Mindat.org relies on the contributions of thousands of members and supporters. Founded in 2000 by Jolyon Ralph.
Privacy Policy - Terms & Conditions - Contact Us / DMCA issues - Report a bug/vulnerability Current server date and time: April 19, 2024 23:19:28
Go to top of page