Log InRegister
Quick Links : The Mindat ManualThe Rock H. Currier Digital LibraryMindat Newsletter [Free Download]
Home PageAbout MindatThe Mindat ManualHistory of MindatCopyright StatusWho We AreContact UsAdvertise on Mindat
Donate to MindatCorporate SponsorshipSponsor a PageSponsored PagesMindat AdvertisersAdvertise on Mindat
Learning CenterWhat is a mineral?The most common minerals on earthInformation for EducatorsMindat ArticlesThe ElementsThe Rock H. Currier Digital LibraryGeologic Time
Minerals by PropertiesMinerals by ChemistryAdvanced Locality SearchRandom MineralRandom LocalitySearch by minIDLocalities Near MeSearch ArticlesSearch GlossaryMore Search Options
Search For:
Mineral Name:
Locality Name:
Keyword(s):
 
The Mindat ManualAdd a New PhotoRate PhotosLocality Edit ReportCoordinate Completion ReportAdd Glossary Item
Mining CompaniesStatisticsUsersMineral MuseumsClubs & OrganizationsMineral Shows & EventsThe Mindat DirectoryDevice SettingsThe Mineral Quiz
Photo SearchPhoto GalleriesSearch by ColorNew Photos TodayNew Photos YesterdayMembers' Photo GalleriesPast Photo of the Day GalleryPhotography

Quadro de mensagens em PortuguêsReichenbachite - Alcalá

22nd May 2014 17:42 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Alcalá, Nossa Senhora da Tourega, Évora, Évora District, Portugal http://www.mindat.org/loc-64919.html


Não consegui encontrar na web qualquer referência para esta localização. Se alguém souber algo mais agradeço.


Rui

23rd May 2014 10:23 UTCAntónio Manuel Ináçio Martins

Olá Rui


Base de dados do LNEG


http://geoportal.lneg.pt/index.php?option=com_content&id=69&lg=pt


http://geoportal.lneg.pt/geoportal/mapas/index.html?servico=Siorminp&escala=50000&ll=-8.09299377,38.46034048


Penso que se refere de certeza a esta ocorrência.


De qualquer modo e com todo o respeito o melhor trabalho é sempre a recolha de amostras no local, classificar e depois posteriormente adicionar a informação à base de dados. Tens a certeza que neste local tem Reichenbachite ?


Desculpa mas é um dos assuntos que ainda complica a minha central de processamento.


Um abraço.


Martins da Pedra

23rd May 2014 12:15 UTCLuís Martins 🌟

Olá a todos.


Fui eu que adicionei esta localização, à bastantes anos atrás (8?)...


Esta informação surgiu da lista de trocas de um coleccionador português bastante conhecido, pelo que sempre a considerei como credivel, embora nunca tenha encontrado mais nenhuma referência. Se a memória não me falha (e isto deve ser encarado com cepticismo, dado que já lá vai bastante tempo), este mineral apareceria cristalizado em cristais mais ou menos perfeitos, sendo portanto de hábito diferente dos de Miguel Vacas (informação verbal).


Nunca vi nada de lá, nem conheço mais ninguém que saiba do que se trata em concreto, portanto irei contactar novamente o coleccionador em causa.


Abraço, Luís.

23rd May 2014 12:27 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Martins, talvez seja, quem sabe? Muito obrigado.

Luís, se não existem registos e/ou referências a esta ocorrência e se não houver informação firme por parte de quem te cedeu o exemplar, penso que seja aconselhável eliminar esta questionável localização do Mindat. Aguardemos então. Obrigado.

Cumprimentos

Rui

23rd May 2014 13:08 UTCLuís Martins 🌟

Rui,


Não tenho nenhum exemplar desta localização. Segundo a informação que me foi dada na altura, o mineral foi identificado através de métodos avançados numa universidade portuguesa, pelo que não considero necessário apagar por enquanto a localidade.


Vamos esperar por uma resposta da pessoa que cedeu a informação.


Abraço, Luís.

23rd May 2014 13:24 UTCRui Nunes 🌟 Expert

Claro, nada de precipitações.

Luís, seria interessante se conseguisses recuperar essa informação nomeadamente que tipo de análises foram efectuadas. Naturalmente que esses dados serão válidos se houver a certeza do local de recolha dos exemplares em questão.

Abraço, Rui

23rd May 2014 15:36 UTCAntónio Manuel Ináçio Martins

Oi!!

Será que temos umas reichenbachites Top. Está interessante a informação do Luis.

A melhor solução é estar no local e procurar.


Cumprimentos.


Martins

16th Aug 2017 11:56 UTCPedro Alves Expert

Bom dia a todos,


desenterrar um velho tema para o clarificar (julgo).

Tudo indica que este seja um caso de uma atribuição incorreta do nome de uma mina. Tal como já foi antes sugerido (pelo António Martins) trata-se da mina da Alcalainha, a qual se situa entre os montes da Alcalainha e da Alcala. Talvez por isso tenha surgido 'a mina de Alcala', que na verdade não existe. Curiosamente a mina, os trabalhos mineiros, estão até mais próximos do monte da Alcalainha.


Em relação à paragénese, à reichembachite em particular, não me foi ainda possível confirmar (pessoalmente) a presença do mineral. Encontrei aquilo que designo provisoriamente de pseudomalaquite.

Foram ainda encontrados outros minerais de cobre, os quais figuram na página da localidade.

A pseudomalaquite não foi ainda adicionada porque necessita análises que a confirmem. Convém dizer que a confirmação da pseudomalaquite não invalida a presença de reichembachite. As duas devem ser validadas (confirmadas) individualmente.


Pedro

23rd Aug 2017 14:31 UTCPedro Alves Expert

Boa tarde a todos,


resultado da análise de um conjunto de amostras da Alcalainha:

- cristais 'em forma de lança' de cor verde escuro são: reichembachite;

- esferas isoladas de cor verde escuro a muito escuro são: pseudomalaquite;

- agregados reniformes e esferoidais com diferentes tons de verde são: 1) pseudomalaquite + reichembachite; 2) pseudomalaquite + reichembachite + calcosite (a calcosite terá servido de base para o crescimento dos fosfatos de cobre).


Confirma-se assim a pseudomalaquite (a reichembachite demonstrou já ter sido devidamente identificada antes).


Estes resultados referem-se apenas ás amostras estudadas (5 no total) e o seu objetivo primeiro era a identificação daquilo que aparentava ser pseudomalaquite.


Em conclusão diria que se pode afirmar, com as devidas reservas, que os cristais em 'forma de lança' serão, nesta localidade, provavelmente reichembachite. Os agregados reniformes e esferoidais, com duas colorações bem distintas, são compostos por pseudomalaquite e reichembachite. Não me foi possível reunir material suficiente, de forma isolada, dos dois tipos de verde para os poder associar a cada uma das espécies. Embora tenha algumas suspeitas não me atrevo a partilhá-las para não correr o risco de induzir alguém em erro.


Pedro
 
Mineral and/or Locality  
Mindat Discussions Facebook Logo Instagram Logo Discord Logo
Mindat.org is an outreach project of the Hudson Institute of Mineralogy, a 501(c)(3) not-for-profit organization.
Copyright © mindat.org and the Hudson Institute of Mineralogy 1993-2024, except where stated. Most political location boundaries are © OpenStreetMap contributors. Mindat.org relies on the contributions of thousands of members and supporters. Founded in 2000 by Jolyon Ralph.
Privacy Policy - Terms & Conditions - Contact Us / DMCA issues - Report a bug/vulnerability Current server date and time: April 26, 2024 15:15:42
Go to top of page