Log InRegister
Quick Links : The Mindat ManualThe Rock H. Currier Digital LibraryMindat Newsletter [Free Download]
Home PageAbout MindatThe Mindat ManualHistory of MindatCopyright StatusWho We AreContact UsAdvertise on Mindat
Donate to MindatCorporate SponsorshipSponsor a PageSponsored PagesMindat AdvertisersAdvertise on Mindat
Learning CenterWhat is a mineral?The most common minerals on earthInformation for EducatorsMindat ArticlesThe ElementsThe Rock H. Currier Digital LibraryGeologic Time
Minerals by PropertiesMinerals by ChemistryAdvanced Locality SearchRandom MineralRandom LocalitySearch by minIDLocalities Near MeSearch ArticlesSearch GlossaryMore Search Options
Search For:
Mineral Name:
Locality Name:
Keyword(s):
 
The Mindat ManualAdd a New PhotoRate PhotosLocality Edit ReportCoordinate Completion ReportAdd Glossary Item
Mining CompaniesStatisticsUsersMineral MuseumsClubs & OrganizationsMineral Shows & EventsThe Mindat DirectoryDevice SettingsThe Mineral Quiz
Photo SearchPhoto GalleriesSearch by ColorNew Photos TodayNew Photos YesterdayMembers' Photo GalleriesPast Photo of the Day GalleryPhotography

Quadro de mensagens em PortuguêsArouca oferece fóssil de trilobite com 465 milhões de anos à UNESCO.

19th Nov 2021 16:38 UTCManuel Maia

O município de Arouca, em parceria com o Centro de Interpretação Geológica de Canelas, ofereceu hoje em Paris à UNESCO um fóssil, assinalando assim a importância da Rede de Geoparques Mundiais apoiada por esta organização.  

"Desde 2009 que integramos a Rede de Geoparques e foi debaixo desta marca que construímos toda uma estratégia de valorização e preservação que é realçar estes valores únicos, trabalhando-os do ponto de vista económico e educando para a sua conservação", disse a presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, em declarações à Agência Lusa.

A autarca e outras figuras ligadas a este geoparque português estiveram hoje na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris, onde entregaram o fóssil que permanecerá em exposição na entrada principal do edifício, pertencendo agora à coleção permanente desta instituição.

"Os humanos estão neste planeta há muito pouco tempo e isto devia lembrar-nos a nossa fragilidade, mas também devia lembrar-nos o quão urgente é agirmos para a sustentabilidade das nossas sociedades, tal como estes territórios com heranças geológicas de importância internacional já o fazem", referiu Shamila Nair-Bedouelle, Directora Geral Adjunta para as Ciências Exatas e Naturais, na cerimónia de entrega.

O Geoparque de Arouca foi inaugurado em dezembro de 2007 e envolve uma área de 327 quilómetros quadrados, abrangendo um total de 41 geo-sítios - termo técnico para os "sítios com interesse geológico" que, segundo a UNESCO, têm "particular importância pelo seu caráter científico, raridade, encanto estético ou valor educacional".

Este geoparque foi integrado na rede mundial em 2009 e tem como especificidades as trilobites e as pedras parideiras, consideradas únicas no Mundo.

"É um dos melhores exemplos que temos no Mundo devido ao excelente trabalho que tem sido feito em relação à conservação, preservação e promoção da herança geológica. Arouca não era um sítio tradicionalmente turística, mas devido ao reconhecimento desta herança começa a ser cada vez mais importante, as pessoas conhecem este sítio", disse Nickolas Zoukos, presidente da Global Geoparks Network, a associações internacional de geoparques.

Esta entrega simbólica serviu também para lembrar Manuel Valério, um dos maiores impulsionadores deste geoparque e fundador Centro de Interpretação Geológica de Canelas foi Manuel Valério, falecido há poucos dias.

"Foi uma forma de homenagear o Manuel Valério, que ao longo de todos estes anos, teve a capacidade de explorar uma pedreira de forma comercial, mas ao mesmo tempo preservar os fósseis que ia encontrando", referiu Margarida Belém.

A Rede Mundial de Geoparques inclui 169 espaços com herança geológica de relevância em 44 países diferentes, com um total de cinco em Portugal, o de Arouca, e ainda um nos Açores, na Serra da Estrela, em Terras de Cavaleiros e o geoparque NaturTejo, que engloba Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão.


Fonte: LUSA, 17/11/2021

19th Nov 2021 16:50 UTCManuel Maia

For the ones who may be interested: Similar notice but in English

19th Nov 2021 18:52 UTCHerwig Pelckmans

Thanks Manuel, highly appreciated!

Cheers, Herwig
 
and/or  
Mindat Discussions Facebook Logo Instagram Logo Discord Logo
Mindat.org is an outreach project of the Hudson Institute of Mineralogy, a 501(c)(3) not-for-profit organization.
Copyright © mindat.org and the Hudson Institute of Mineralogy 1993-2024, except where stated. Most political location boundaries are © OpenStreetMap contributors. Mindat.org relies on the contributions of thousands of members and supporters. Founded in 2000 by Jolyon Ralph.
Privacy Policy - Terms & Conditions - Contact Us / DMCA issues - Report a bug/vulnerability Current server date and time: May 13, 2024 01:15:52
Go to top of page